Dia de debate na Terra Indígena Toldo Chimbangue, no município de Chapecó!
Estivemos reunidos com lideranças da comunidade para debater/socializar o projeto "Mulheres Kaingang na frente de batalha: três gerações de lideranças femininas na Terra Indígena Toldo Chimbangue", contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2020 - Artes Populares - Prêmio Cultura dos Povos Indígenas.
O encontro foi realizado na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen'nó, com a presença de lideranças locais, entre elas a Vice-cacique e a diretora da escola.
O projeto tem como objetivo produzir um documentário sobre as experiências culturais, políticas e sociais das mulheres Kaingang da Terra Indígena Toldo Chimbangue, de modo a entendê-las como sujeitos protagonistas da história, que perpetuam a cultura e os saberes ancestrais com suas práticas, experiências de luta e de resistência ao longo do tempo.
A inspiração do projeto provém da pesquisa de mestrado "As mulheres Kaingang não saíram de uma costela de Adão: protagonismo feminino na terra indígena Toldo Chimbangue da luta pela terra aos dias atuais (1980-2019)", da historiadora Andreza Bazzi.
Integram a equipe de pesquisa e produção do projeto, a produtora cultural Daiane Frigo, a pesquisadora Andreza Bazzi e o produtor audiovisual Juliano Backer.
GRATIDÃO À COMUNIDADE DO TOLDO CHIMBANGUE PELA ACOLHIDA, PELAS CONTRIBUIÇÕES E INTEGRAÇÃO AO PROJETO.
Em breve divulgaremos as etapas de pesquisa em andamento.
🗣Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
IMAGENS: Juliano Backer e Daiane Frigo