domingo, 1 de agosto de 2021

Pesquisa em andamento na Terra Indígena Toldo Chimbangue

Entre os meses de maio e julho de 2021, a equipe técnica do projeto “Mulheres Kaingang na frente de batalha: três gerações de lideranças femininas na Terra Indígena Toldo Chimbangue” realizou entrevistas com as mulheres Kaingang que fazem parte da pesquisa.






15 de maio de 2021

Cleusa Domingas Rodrigues (PENVÁ)

Filha de Antonio Rodrigues e Carmen Henrique. Nasceu em 05/01/1972, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, Chapecó/SC. Desde a infância vivenciou o repasse dos saberes tradicionais com a mãe e outras pessoas de seu convívio na aldeia. Sempre quis trabalhar na área da saúde. Formada em Técnica de Enfermagem (2004), em 2014 formou-se em Nutrição, pela Unochapecó e em seguida cursou curso Técnico em Fitoterapia. Atua como nutricionista na Terra Indígena Toldo Chimbangue e em outras três aldeias da região. Unindo os conhecimentos aprendidos com seus antepassados sobre o cultivo e manipulação de plantas medicinais, e os conhecimentos de sua formação acadêmica, auxilia as pessoas da aldeia no cuidado com a vida e à saúde.

20 de maio de 2021

Vanisse Domingos (FÁGKRI)

Filha de Adelino Domingos e Leonora Domingos. Nasceu em 20/06/1981, em São Valentim/RS. Enfrentando muitas adversidades, tornou-se educadora. Graduada em Pedagogia pela Unochapecó (2003). Atualmente Vanisse é Diretora da Escola Indígena de Ensino Fundamental (EIEF) Fen’Nó, localizada na Aldeia Toldo Chimbangue. A primeira mulher e primeira indígena a ocupar essa função na escola.

27 de julho de 2021

Iara Campolin

Filha de Doraci Campolin e Dirceu da Silva. Nasceu em 21/03/1988, em Mangueirinha/PR. Formou-se em Educação Física, pela Unopar em 2021 e está cursando Licenciatura Intercultural Indígena na Unochapecó. Atua como professora na aldeia. No ano de 2020, concorreu como vereadora nas eleições municipais, ficando como suplente. Em outubro de 2021, irá assumir por um período, a vaga de vereadora. A primeira mulher indígena a vivenciar essa experiência em Chapecó.

Paulina Antunes Candói

Filha de João Fortes e Ibraina Fortes. Nasceu em 13/12/1958, em Seara/SC. É uma Kofá (anciã/sábia) da comunidade Kaingang. Em sua trajetória de vida participou ativamente do processo de luta pela terra no Toldo Chimbangue, ao lado de outras lideranças como Fen’Nó, nome Kaingang de Ana da Luz Fortes do Nascimento. Paulina foi Vice Cacique da Terra Indígena em meados dos anos 2000. Cultiva várias tradições Kaingang, entre elas o artesanato, e a medicina tradicional.

31 de julho de 2021

Nadir Vergueiro (GĒRSÁ)

Filha de Fabrício Miguel Vergueiro e Maria Rosa Sales. Nasceu em 05/03/1967, em Nonoai/RS. Mudou-se para o Toldo Chimbangue aos 19 anos de idade. Casou-se com Jucelino Siqueira, filho de Carmelinda, que era filha de Fen’Nó. Em sua história de vida, Nadir participou de várias lutas enfrentadas pelos Kaingang para assegurar seus direitos. Atualmente é Vice Cacique. Cultiva várias tradições Kaingang, entre elas o artesanato.

Projeto "Mulheres Kaingang na frente de batalha: três gerações de lideranças femininas na Terra Indígena Toldo Chimbangue", contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2020 - Artes Populares - Prêmio Cultura dos Povos Indígenas.

🗣Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

IMAGENS: Daiane Frigo

Sobre a empresa!!!

A empresa Inova – Soluções Criativas é representada pelo trabalho da produtora cultural Daiane Frigo que possui experiência de mais de dez...